Na sequência da deteção do mosquito Aedes albopictus (vulgarmente conhecido como “mosquito-tigre”)- espécie com capacidade para transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya, entre outras – no Concelho da Covilhã e atendendo à proximidade geográfica, a Unidade Local de Saúde da Guarda, apela à adoção das seguintes medidas que reduzam o risco de criação e picada deste inseto:
???? Reduza os locais de criação de mosquitos:– Elimine ou vire ao contrário pratos de vasos, baldes, garrafas ou outros recipientes que acumulem água;– Mantenha calhas e caleiras limpas e sem águas paradas;– Cubra depósitos de água (poços, tanques, cisternas);– Troque a água de bebedouros e taças de animais pelo menos uma vez por semana;– Mantenha piscinas tratadas ou devidamente cobertas;– Entregue pneus usados em pontos de recolha ou mantenha-os secos e abrigados.
???? Proteja-se das picadas de mosquitos:– Utilize repelentes com DEET, Picaridina, IR3535 ou Óleo de Eucalipto-limão (OLE);– Use roupa comprida (mangas e calças) especialmente ao amanhecer e entardecer;– Utilize redes mosquiteiras em janelas e portas.
???? Ferramenta de participação cidadã:Colabore na vigilância destes mosquitos: descarregue a aplicação Mosquito Alert e registe as suas observações.