O Município de Gouveia participou, ontem, dia 20 de novembro de 2025, na primeira reunião de trabalho do projeto turístico ferroviário “Expresso Alto Mondego”, um momento simbólico que assinala o arranque de uma iniciativa conjunta com Fornos de Algodres, Mangualde e Nelas para afirmar o Alto Mondego como destino de turismo cultural sustentável.
Representado pelo Presidente Jorge Ferreira e pelo Vice-presidente José Nuno Santos, o Município de Gouveia evidenciou a sua dedicação a este projeto inovador, que transforma a viagem de comboio no elemento central da experiência turística. O objetivo é valorizar o território, promovendo a mobilidade verde, o património cultural e natural, a gastronomia e o desenvolvimento económico local.
Para Gouveia, este projeto constitui uma oportunidade estratégica para valorizar o seu património, atrair visitantes, prolongar estadias e fortalecer a economia local, contribuindo simultaneamente para a promoção do transporte sustentável e da ação climática.
O “Expresso Alto Mondego” será, assim, um convite a redescobrir o interior de Portugal, viajando de comboio ao encontro das paisagens, histórias e comunidades que definem a identidade do Alto Mondego, entre elas, Gouveia.