O Município de Gouveia associa-se ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala no próximo dia 25 de novembro,reforçando a importância da prevenção, da denúncia e do apoio a todas as vítimas deste crime público que continua a afetar milhares de pessoas em Portugal.
O CFAD – Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento mantém, no Distrito da Guarda, uma intervenção fundamental através do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV). Este serviço disponibiliza apoio social, acompanhamento psicológico e atendimento jurídico, assegurados por uma equipa multidisciplinar, garantindo um atendimento personalizado, contínuo, gratuito e totalmente confidencial.
A violência doméstica tem registado um aumento significativo de casos identificados, tornando essencial reforçar a sensibilização da comunidade. A denúncia é um dever de todos nós, proteger e intervir é responsabilidade coletiva.
Importa recordar que este tipo de violência ultrapassa as vítimas diretas, afetando também crianças e jovens que convivem com estas dinâmicas. Para estes, o CFAD disponibiliza acompanhamento psicológico e psicoterapêutico especializado através da Resposta de Apoio Psicológico (RAP), garantindo intervenções focadas na proteção e recuperação dos menores expostos a contextos de violência.