A recolha “porta-à-porta” de biorresíduos alimentares é um serviço gratuito de proximidade, criado pelo Município de Gouveia e totalmente acessível aos munícipes residentes na zona histórica do Castelo.
Com este serviço o Município de Gouveia desafia os residentes na zona histórica do Castelo a fazerem a separação dos biorresíduos alimentares, produzidos nas suas cozinhas (restos/cascas de frutas e vegetais, saquetas e folhas de chá, borras de café, cascas de ovos, restos de alimentos confeccionados, sobras de pão e bolos e restos de carne e peixe), colocando-os em sacos castanhos previamente entregues a cada família residente e inscrita.
A recolha dos sacos castanhos ocorre à 2ª, 4ª e 6ª feira, das 10h30 às 11h30.
Desta forma, os biorresíduos alimentares serão desviados da deposição em aterro sanitário e encaminhados para o Centro de Compostagem Municipalonde, após um processo de compostagem aeróbio, originam um composto/ fertilizante orgânico de excelente qualidade usado na manutenção dos jardins municipais.
Assim, o Município de Gouveia e os seus habitantes residentes dão o seu contributo para a sustentabilidade ambiental e uma economia tendencialmente circular.
Se é morador na zona histórica do Castelo, adira a esta ação.
Faça a sua inscrição na Câmara Municipal de Gouveia e dê o seu contributo para a sustentabilidade ambiental.