Notícias

Município de Gouveia celebrou o Dia da Floresta Autóctone

Município de Gouveia celebrou o Dia da Floresta Autóctone

28 Novembro 2025

O Dia da Floresta Autóctone celebra-se em Portugal a 23 de novembro, data implementada para realçar a importância da proteção, preservação e recuperação das espécies florestais nativas do território português. A par do “Dia Mundial da Floresta” celebrado a 21 de março, início da primavera, o Dia da Floresta Autóctone celebra-se no outono, época do ano mais favorável à plantação de árvores em Portugal, devido às temperaturas mais baixas e à maior disponibilidade de água no solo.

As florestas autóctones são compostas por espécies que existem naturalmente no território há milhares de anos, como o sobreiro, a azinheira, o carvalho, o castanheiro, o medronheiro, o pinheiro-manso e o azevinho. Estas florestas são fundamentais para a biodiversidade, a proteção do solo, a regulação do ciclo da água e a captura de carbono, desempenhando um papel essencial na mitigação das alterações climáticas.

O Município de Gouveia, celebrou o “Dia da Floresta Autóctone” com as Eco escolas do concelho, plantando uma espécie autóctone muito ameaça por risco de extinção e protegida por lei: o Azevinho.

O azevinho é uma espécie protegida em Portugal continental, proibindo-se o seu corte, arranque, transporte e venda em estado espontâneo. Esta proteção, estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 423/89, deve-se à colheita intensiva que ameaçou a espécie de extinção.

O Município de Gouveia agradece a todos os que participaram nestas ações e em especial às Eco Escolas do concelho.